SUPORTE PSICOLÓGICO

O Centro de Referência em Processos Clínicos em Psicologia – PsicoClin, que integra o Centro Integrado de Serviço, Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde – CISEPES desenvolve duas ações de responsabilidade social: O Suporte Psicológico à População e o Suporte Psicológico aos Estudantes.

O que entendemos por suporte psicológico?

O suporte psicológico é uma modalidade de intervenção que acolhe o indivíduo no exato momento de sua urgência. O acolhimento tem como objetivo auxiliar o indivíduo na travessia das dificuldades psicológicas decorrentes desse período, como também promover e desenvolver mecanismos de enfrentamento positivos deste indivíduo. Destaca-se que o suporte psicológico propõe um atendimento pontual, diferenciando-se assim de um tratamento psicoterapêutico.

SUPORTE PSICOLÓGICO À POPULAÇÃO

A pandemia da Covid-19 faz com que grande parte da população precise reorganizar seu modo de vida e conviver com as consequências diretas ou indiretas da doença.  As pessoas podem ser impactadas de formas diferentes quando vivem situações difíceis e, nestes casos, existe uma variedade de reações e sentimentos que podem surgir. No entanto, alguns sinais indicam a necessidade de buscar um profissional:

– Dificuldade em lidar/manejar com sentimentos e emoções, medo, ansiedade, tristeza, irritação, desespero, raiva ou culpa;
– Alterações no padrão do sono e\ou alimentar;
– Sinais físicos na ausência de doença (dores de cabeça, tensão muscular, etc.);
– Demonstrar maior irritabilidade.

Com o suporte psicológico à população, espera-se mitigar o estresse agudo e atuar na promoção de bem-estar mental e prevenção do adoecimento psíquico.

SUPORTE PSICOLÓGICO À ESTUDANTES

Com a Pandemia do Covid-19, os estudantes tiveram alterações significativas em suas rotinas. Essas mudanças podem ser percebidas
nas suas formas de se relacionar, interagir, participar de atividades de lazer, na realização das atividades educativas, entre outras que fazem parte de suas vidas. Para uma parcela relevante, esta adaptação está sendo mais difícil, o que pode acarretar sofrimentos que impactam o bem-estar mental. Com o suporte psicológico, espera-se contribuir para a qualidade de vida dos estudantes e, por consequência, para a manutenção das condições emocionais, afetivas e cognitivas mínimas necessárias para os seus estudos.

COMO FUNCIONA?

O suporte psicológico é realizado por profissionais integrantes do PsicoClin e compreende um atendimento com duração de até 50 minutos.

Para participar do suporte psicológico, o interessado deve escolher um horário disponível na agenda, que a equipe entrará em contato.

Os atendimentos serão realizados on-line e presencial. Para os atendimentos on-line, basta ter um computador, notebook, ou dispositivo móvel (smartphone, tablet) com acesso à internet.

O serviço está estruturado para atender pessoas a partir de 13 anos de idade. Para menores de 18 anos, o atendimento será realizado mediante a autorização do responsável legal.

Ao realizar o agendamento, informe a modalidade e um telefone para contato. Após agendamento, será enviado por e-mail um formulário que dispõe sobre as condições e objetivos do devido serviço.

OUTRAS ORIENTAÇÕES

No que se refere ao suporte psicológico on-line, visando ao sigilo, é importante que o(a) interessado(a) possua um espaço privativo, livre de interferências externas para a sessão. Além disso, orienta-se que os recursos tecnológicos utilizados para o atendimento sejam pessoais. No entanto, alerta-se que mesmo com todas as precauções tomadas, a Internet não é considerada totalmente segura, podendo constituir um ambiente vulnerável a ameaças digitais.