PSICOTERAPIA
ATENDIMENTO CORPORATIVO
PSICOTERAPIA ON-LINE

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Centro PsicoClin, tendo em vista a responsabilidade social que constitui-se nos seus valores, desenvolve ações que visam beneficiar a sociedade e atualmente conta com duas ações: o projeto de suporte psicológico e o podcast saúde mental em pauta.

SUPORTE PSICOLÓGICO

O suporte psicológico foi iniciado pelo Centro PsicoClin em abril de 2020, tendo em vista o início da Pandemia do Covid-19 que trouxe impactos diretos e indiretos à saúde mental e consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.

Consiste em uma modalidade de intervenção que acolherá o indivíduo no momento de urgência com o objetivo de auxiliá-lo na travessia das dificuldades psicológicas decorrentes desse período de isolamento. Visa promover o desenvolvimento de mecanismos de enfrentamento positivo do indivíduo. 

Esta ação está amparada na proposta de ações de apoio psíquico às pessoas afetadas diretamente ou indiretamente¹ pela Pandemia do Covid-19. A intervenção psicossocial em situações de crise, emergência ou catástrofe é considerada como fundamental para prevenir transtornos relacionados a trauma².

¹ BEJA, M. J. et al. (2018). Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenção psicológica na catástrofe. Psychologica, v. 61, n. 1, p. 125-142. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8606_61-1_7

² CARVALHO, M. A. D.; MATOS, M. M. G. Intervenções psicossociais em crise, emergência e catástrofe. Rev. Brasileira de terapias cognitivas, v. 12, n. 2, São Paulo, p. 116-125, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1808-56872016000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: _______

Quero realizar o atendimento: como funciona?

O suporte psicológico é realizado por profissionais integrantes do PsicoClin e compreende um atendimento com duração de até 50 minutos.

Para participar, o interessado deve escolher um horário disponível na agenda, que a equipe entrará em contato. Incluir o link da página serviços

Os atendimentos serão realizados on-line e presencial. O serviço está estruturado para atender pessoas a partir de 13 anos de idade. Para menores de 18 anos, o atendimento será realizado mediante a autorização do responsável legal.

Ao realizar o agendamento, informe a modalidade e um telefone para contato. Após agendamento, será enviado por e-mail um formulário com os objetivos do serviço.

Outras orientações

No que se refere ao suporte psicológico on-line, visando ao sigilo, é importante que o(a) interessado(a) possua um espaço privativo, livre de interferências externas para o encontro. Além disso, orienta-se que os recursos tecnológicos utilizados para o atendimento sejam pessoais. No entanto, alerta-se que mesmo com todas as precauções tomadas, a Internet não é considerada totalmente segura, podendo constituir um ambiente vulnerável a ameaças digitais.

PODCAST SAÚDE MENTAL EM PAUTA

Saúde mental em pauta é um programa promovido pelo Centro PsicoClin e CISEPES, que busca trazer informação especializada da área da psicologia  através de temas relevantes para a qualidade de vida das pessoas. Ele é organizado pelos profissionais do Centro e conta com a participação de convidados especiais. O objetivo do programa é que os ouvintes possam refletir, questionar sobre os temas discutidos e que esse espaço seja importante para a construção de uma cultura de promoção da saúde mental. Por isso, você pode usar nossas redes sociais para comentar, discutir e  enviar suas perguntas. O Programa Saúde Mental em Pauta estará disponível na plataforma spotify e também aqui neste site.