Em um contexto onde os transtornos de ansiedade afetam 1 em cada 5 indivíduos da população mundial¹², sendo o Brasil o país do mundo com maior incidência de transtornos de ansiedade: segundo relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)³, 9,3% da população brasileira possui transtornos de ansiedade, é comum ouvir questionamentos relacionados a quais tratamentos são indicados para os transtornos de ansiedade e entre outros transtornos mentais. Existem inúmeros estudos apresentam evidências positivas em relação a tratamentos psicológicos. Com isso, vale esclarecer, o que é a psicoterapia?

A psicoterapia consiste em um trabalho clínico de análise e intervenção realizado pelo psicólogo através de métodos e técnicas para o enfrentamento de conflitos e transtornos psíquicos⁴.

E, pode-se dizer que, grande parte dos conflitos, sofrimentos e dificuldades estão relacionados com a forma com que interpretamos os acontecimentos da vida. Um exemplo disso, é o fato de que, pessoas diferentes muitas vezes passam por situações bem parecidas, como um término de um relacionamento, a perda de um emprego, um processo de adoecimento e lidam com essa realidade de forma diferente. Isso se dá pelo fato de que a interpretação dos acontecimentos da vida, tem estreita relação com as crenças que possuímos, que começamos a desenvolver na infância e são influenciadas por uma infinidade de experiências da vida.

Dessa forma, entende-se que a psicoterapia além de tratar transtornos, que acometem uma significativa parte da população, como os transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, entre outros, traz benefícios importantes para a qualidade de vida. Pois, quando o sujeito se conhece melhor, é possível modificar seu modo de agir perante as situações e potencializar suas qualidades para que assim, possa viver melhor.

 

¹Whiteford HA, Ferrari AJ, Degenhardt L, Feigin V, Vos T. A carga global de transtornos mentais, neurológicos e de uso de substâncias: uma análise do Estudo de Carga Global de Doenças 2010. PLoS One. 2015; 10 (2): e0116820. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0116820 .

² 4. Kessler RC, Aguilar-Gaxiola S, Alonso J, Chatterji S, Lee S, Ormel J, et al. A carga global dos transtornos mentais: uma atualização das pesquisas de Saúde Mental Mundial da OMS (WMH). Epidemiol Psichiatr Soc. 2009; 18 (1): 23-33. https://doi.org/10.1017/S1121189X00001421 .

³CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução 010/2000. Especifica e qualifica a psicoterapia como prática do psicólogo. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2000/12/resolucao2000_10.pdf

⁴WORLD HEALTH ORGANIZATION [WHO]. Depression and Other Common Mental Disorders. 2017.Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/depression-global-health-estimates

Psicóloga Bruna Sancandi Almeida
CRP 07/30896

Postagens Recentes

Deixe um Comentário