Nesta segunda-feira, 13 de abril, a PsicoClin (Centro de Referência em Processos Clínicos em Psicologia) do CISEPES da FISMA, inaugura o seu serviço de apoio psicológico on-line.

O serviço oferece apoio psicológico amparado na proposta de “Primeiros Cuidados Psicológicos” à toda população de Santa Maria e região, devido aos aspectos emocionais que podem se manifestar a partir da Pandemia Covid-19. Entende-se que os Primeiros Cuidados Psicológicos, de um modo geral, consistem em ações de apoio psíquico e social às pessoas em situações de sofrimento, que visam, segundo a Organização Mundial de Saúde [OMS], oferecer apoio e cuidados práticos não invasivos, tais como: avaliar e ajudar as pessoas a suprir suas necessidades básicas (alimentação, água e informação); escutar as pessoas, sem pressioná-las a falar; confortar as pessoas e ajudá-las a se sentirem calmas; entre outros.

Em reunião de apresentação para a direção geral e coordenações de curso, na última quinta-feira (09), o Coordenador do CISEPES e vice-diretor da FISMA, Marcos Hübner, destacou que trata-se de um serviço de utilidade pública para Santa Maria e um dever da Instituição para com sua comunidade. É um serviço mais focal, com base em método científico (RAPID-PFA (Reflective Listening, Assessment, Prioritization, Intervention and Disposition– Psychological First Aid), que busca intervir na vida psicológica do sujeito sem se configurar em terapia, mas mantendo os princípios éticos profissionais.

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta, entre 8h e 20h. Os profissionais farão os atendimentos de forma individual e, semanalmente, irão reunir-se em videoconferência para discussão e troca de aprendizados.

Ainda, destaca-se que a iniciativa tem como apoiadores o Núcleo de de Excelência em Gestão e Qualidade (NEGESQ), SLAM, e o curso de graduação em Psicologia da FISMA.

Acesse o portal www.fismapsicoclin.com.br e saiba mais!

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário