Você já ouviu falar sobre diagnóstico e intervenção precoce? Esse é um assunto muito importante e que pode ser um fator decisivo para o desenvolvimento saudável de uma criança e seu prognóstico positivo.

Cada vez mais tem-se olhado para o desenvolvimento infantil, pois é no período da infância, principalmente nos primeiros anos de vida, o momento mais crítico e importante da constituição do sistema nervoso central ¹. Existem muitas variáveis envolvendo fatores de risco e de proteção que podem influenciar diretamente no desenvolvimento da criança. Ao se identificar esses fatores, é possível alterá-los, visando um melhor prognóstico.

Com os avanços da ciência, é possível identificar cada vez mais cedo os indícios do desenvolvimento infantil típico e atípico e as suas correlações com o neurodesenvolvimento da criança. Para tanto, os profissionais capacitados realizam avaliações para analisar e direcionar o tratamento adequado.

Os estudos mostram que a não realização de diagnóstico e intervenção precoce compromete diretamente o processo de desenvolvimento da criança, como o seu processo escolar, que também resulta em impactos emocionais e sociais. Por outro lado, a realização desses procedimentos, com o apoio familiar e escolar, mostram resultados positivos para minimizar as dificuldades enfrentadas pela criança.

Dessa forma, é sempre importante estar atento aos sinais apresentados pela criança, pois quanto mais cedo o diagnóstico e intervenção forem realizados, melhores são os resultados no seu desenvolvimento.

Aqui, no Centro PsicoClin, são realizadas Avaliações Psicológicas e Neuropsicológicas que apoiam no diagnóstico de crianças com suspeita de alterações do Neurodesenvolvimento. Esse procedimento direciona os tratamentos adequados, levando em consideração as necessidades apresentadas pela criança.

Lucas Cassol Licht
Psicólogo
CRP07/33804

Postagens Recentes

Deixe um Comentário